terça-feira, 15 de dezembro de 2009

20ª OFICINA

Na última oficina, falamos sobre Linguagem Figurada: onde poderíamos encontrar figuras na linguagem cotidiana; as várias possibilidades da linguagem figurada no texto literário. Foram levados vários tipos de textos e solicitado que os professores identificassem figuras de linguagem nos textos da coletânea.

Em seguida lemos o trecho abaixo:

"Lembrando que uma escola que se pretende atualizada e adequada aos seus educandos não pode ignorar a necessidade de realização da autonomia do sujeito na e pela leitura, e deixar de ser apenas reprodutora de imagens e textos alheios. (Ribeiro, 2003a, p.23)."

E passamos uma relação de sugestões de leitura, apresentada pela nossa formadora da UNB, Aya Ribeiro:


•BAUDRILLARD, Jean. A transparência do Mal: ensaio sobre os fenômenos extremos. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1992.

•CARLSSON, Ulla; FEILITZEN, Cecília von (Org.). A criança e a violência na mídia. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 1999.

•CARLSSON, Ulla; FEILITZEN, Cecília von (Org.). A Criança e a Mídia: imagem, educação, participação. – São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2002.

•COSTA, Marisa V. (Org.). O Currículo nos Limiares do Contemporâneo. 2 ed.; Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

•CERTEAU, Michel de. A cultura no plural. Campinas: Papirus, 1995.


•ECO, Umberto. A estrutura ausente.São Paulo: Perspectiva, 1987.

•GEERTS, C. A invenção das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

•HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, v. 22, n.2, jul./dez., 1997.

•HALL, Stuart. Identidades Culturais na pós-modernidade. Trad. Tomaz T. da Silva; Guacira L. Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.

•LARAIA, R. Cultura. Um conceito antropológico.11 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

•MERLEAU-PONTY, M. Phénomenologie de la perception. Paris: Galimard, 1945.

•OLIVEIRA, I. B.; SGARBI, P. (Org.). Fora da escola também se aprende. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

•SANTOS, B. S. Pela mão de Alice – o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1995.

•RIBEIRO. O.M. A Arquitetura da realidade: espaço e criação, linguagem e gênesis. Revista Art &Educação. Nº II. 2004.

•SARAMAGO, J. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Cia das Letras, 1997.

•SAUSSURE, F. de. Curso de Lingüística Geral, São Paulo, Cultrix, 1974.

•SCHAFF, A. Langage et conaissance. Paris: Antropos, 1974.

•WILLIANS, R. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

•VEIGA-NETO, A. Cultura e currículo. Contrapontos. V. 2 nº 4, jan-abr., p. 43-51.


Encerramos as oficinas no ano de 2009, com o comprometimento de continuar as tarefas e aplicação das atividades em 2010. Os professores cursistas sugeriram inclusive, continuar com os encontros periódicos, para trocar ideias e explorar o material disponibilizado em conjunto.

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