Nesta dia trabalhamos com os slides de "Oficinas de Leitura e Produção de Textos", cedidos pela formadora da UNB, professora Aya Ribeiro. Foi apresentado o projeto desta oficina e conversado a respeito de como proceder em sala de aula. Resumidamente, falamos sobre:
"Passos das oficinas de leitura e de produção de textos: a criação de situações de uso da linguagem.
1ª. Fase: Negociação e leitura
2ª. Fase: Produção textual
Escrita: trabalho em que se envolvem plano, texto, correção e reescrita.
•O que ou sobre o que escrever?
•Para quem escrever?
•Por que escrever? Com que objetivo?
•Para quê? Há uma justificativa para escrever esse texto?
•Onde se passam os fatos? Onde você deseja veicular seu texto?
•Quando aconteceram os fatos? No passado? No presente?
•Como você os contará? Em forma de uma história?
•Quem será o narrador? E a ou as personagens?"
Os professores comentaram como é importante a questão da releitura e autoavaliação dos textos. Como é positivo expor as produções e contar, explicar as intenções que se teve ao escrever. O aluno aprende fazendo, refazendo, tentando! Os cursistas comentaram da dificuldade de algumas crianças em escrever qualquer coisa, é mais fácil dizer que "não sabe", do que tentar. Vem aí o papel de intermediador do professor, estimulando, desafiando, instigando os educandos a colocar no papel, ou mesmo na "ponta da língua" o que pensam, o que imaginam, o que criam.
Foi um dia bem produtivo, pois os participantes refletiraram sobre a prática de como se cobra a escrita em sala de aula. Viram algumas maneiras de proporcionar a produção textual sem que fosse uma coisa difícil, complexa para os alunos, partindo do cotidiano, das vivências, do mundo da criança.
Vídeo Gestar II em São Sepé
Há 14 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário