domingo, 20 de setembro de 2009

NONA OFICINA

No dia 15 de setembro, foi realizada a penúltima oficina da primeira etapa de formação do Gestar II em Três de Maio.
Foi um encontro dedicado ao TP5 - ESTILO, COERÊNCIA E COESÃO e aos seguintes objetivos:
- compreender a noção de estilo no domínio da linguagem e o objetivo da Estilística;
- reconhecer alguns recursos expressivos ligados ao som e à palavra;
- relacionar os discursos direto, indireto e indireto livre a alguns recursos expressivos da frase e da enunciação;
- caracterizar a coerência na inter-relação entre textos verbais e não verbais;
- verificar como se constrói a coerência nos textos
Em princípio, foi feita a leitura do texto Os diferentes estilos, de Paulo Mendes Campos e comentários sobre os estilos usados e as características de cada um.

Em seguida, foi apresentada uma imagem e solicitado ao grupo que fizessem uma narrativa a partir dela.

Após, efetuou-se a leitura do texto Coisas Típicas do Brasil, de Jô Soares e ocorreu uma rica discussão sobre a questão da coerência e coesão do texto, levando em conta a ironia intencional exposta através dele.

COISAS TÍPICAS DO BRASIL

Windsurf, jogging, jeans, coberturas, walkman, skate-board, filmes enlatados, tranquilizantes, surf, merchandising, motéis, Castel, house-organs, Play-boy, Lui, desodorante vaginal, cigarros com filtro, marketing, design, Fiorucci, Régine’s, Sheraton, week-end, supermercados, carisma, Hippopotamus, táxi-girl, Texaco, topless, hora do rush, scripts, pool, playground, offset, secretária eletrônica , nylon, acrílico, makeup, blecaut, intervews, specials, impeachment, high-fidelity, cassetes, flashs , escova de dente elétrica, parkeamento, executivos, lavagem cerebral, Méridien, dumpings, doping, close-up, bone-steaks, bacground, cartoes de crédito, rock,, kleenex, lobbies políticos, agit-prop, clubes do livro, psicanálise, waffles, pizza, puzzles, jogos eletrônicos, spray, spread, cerveja em lata, Bob’s, disk-jóqueis, pesquisas de mercado, juventude, Coca-Cola, and so weiter.


No final foram retomadas questões práticas de aplicação do projeto nas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário