terça-feira, 30 de junho de 2009

TERCEIRA OFICINA

No dia 30 de junho, no Laboratório de Informática da Escola Municipal de Ensino Fundamental Germano Dockhorn, ocorreu a terceira oficina do Gestar II de Língua Portuguesa.
Inicialmente foi apresentado o texto "Procura-se Professor", onde discutiu-se a intencionalidade desta mensagem.
Em seguida, foram entregues os trabalhos realizados em sala de aula referentes à segunda oficina (produção de texto com ritmo), as professoras relataram qual era a expectativa que criaram e quais foram os resultados obtidos.
Partindo para o embasamento teórico, identificamos as diferenças e semelhanças na organização dos textos utilizados em diversos contextos de uso linguístico; observamos características que levam à classificação de um gênero textual; relacionamos gêneros textuais e competência sociocomunicativa; diferenciamos o gênero literário de gênero não-literário.
Destacamos que no ensino fundamental o importante é trabalhar o epilinguístico (fazer com que os alunos entendam e transitem bem nos diferentes gêneros).
GÊNEROS TEXTUAIS
ATIVIDADE
Os dois garotos correram até a entrada da casa. “Veja, eu disse a você que hoje era um bom dia para brincar aqui”, disse Eduardo. “Mamãe nunca está em casa na quinta-feira”, ele acrescentou. Altos arbustos escondiam a entrada da casa; os meninos podiam correr no jardim extremamente bem cuidado, “Eu não sabia que sua casa era tão grande”, disse Marcos. “É, mas ela está mais bonita agora, desde que meu pai mandou revestir com pedras essa parede lateral estava vazia exceto pelas três bicicletas com marchas guardadas aí.”Eles entraram pela porta lateral, Eduardo explicou que ela ficava sempre aberta para suas irmãs mais novas entrarem e saírem sem dificuldade.Marcos queria ver a casa, então Eduardo começou a mostrá-la pela sala de estar. Estava recém pintada, como o resto do primeiro andar. Eduardo ligou o som: o barulho preocupou Marcos. “Não se preocupe, a casa mais próxima está a meio quilômetro daqui”, gritou Eduardo. Marcos se sentiu mais confortável ao observar que nenhuma casa podia ser vista em qualquer direção além do enorme jardim.A sala de jantar, com toda a porcelana, prata e cristais, não era lugar para brincar: os garotos foram para a cozinha onde fizeram um lanche.Eduardo disse que não era para usar o lavabo porque ele ficara úmido e mofado uma vez que o encanamento arrebentara.“Aqui é onde meu pai guarda suas coleções de selo e moedas raras”, disse Eduardo, enquanto eles davam uma olhada no escritório. Além do escritório, havia três quartos no andar superior da casa.Eduardo mostrou a Marcos o closet de sua mãe cheio de roupas e o cofre trancado onde havia jóias. O quarto de suas irmãs não era tão bonito quanto o de seus pais, que estava revestido de mármore, mas para ele era a melhor coisa do mundo.

Depois da leitura do texto traduzido e adapatado de Pitchert & Anderson "Different perspectives on a story"(Journal of Education Psychology, 1977, 69), foi proposta a atividade de produzir um texto onde cada grupo optaria em:
- vender a casa
- comprar a casa
- tentar tombar a casa
- roubar a casa
- alugar

Produção de texto a partir do texto sobre a casa

VENDER A CASA

CLASSIFICADOS

Vende-se: casa mobiliada, localizada na Rua Pedro Cunho, n° 124, Bairro Modelo – Três de Maio/RS, com jardim bem cuidado e altos arbustos na entrada da casa, parede revestida com pedras, quarto de casal revestido de mármore com closet e cofre, três quartos no andar superior, sala de jantar com utensílios de porcelana, prata e cristais, escritório com coleção de selo e moedas raras. Contato pelo telefone (55)3535-2002 ou e-mail joão@hotmail.com . Preço a combinar.

(Beatriz Griebler Victorino da Silva e Sandra Regina Lasta Klatt)

ROUBAR A CASA

PLANO DE ROUBO

1 – Na quinta-feira, porque a criança ou está brincando ou na escola, e os pais não estão.

2 – Entrar pela porta lateral que está sempre aberta.

3 – É uma casa isolada, não tem moradores por perto. Aí não tem perigo!...

4 – Vamos a pé; pegamos duas das bicicletas que estão na entrada lateral.

5 – Arrombar o cofre no quarto, pegar o que der dele (joias).

6 – Pegar no closet mala e sacola de viagem e encher de peças de prata e de roupas caras.

7 – Descer ao escritório e procurar a coleção de selos e moedas raras, pegar o que der!

8 – O plano deverá ser executado em menos de uma hora.

9 – Se der tempo, vamos passar na cozinha e comer alguma coisa.

10 – Cada um foge com tudo o que roubar, numa das bicicletas, saindo pelo mesmo lugar que entrou.

(Adriana Retore Nascimento e Rosane M. Lesses Mezzeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário