Inicialmente foram provocadas as responder a pergunta "Você está pronto para ser uma águia?" e acompanharam a mensagem da Águia, percebendo a importância da renovação.
Em seguida, através dos slides, apresentou-se a diferença entre Alfabetização e Letramento. Foi um momento de rica discussão.
Antes do vídeo "O saber e o Sabor", foi solicitado que fizessem apontamentos e destacassem pontos a serem comentados. A conversa foi muito produtiva e salientaram a frase de Rubem Alves "Educar não é ensinar respostas, educar é ensinar a pensar".
Finalizando, acompanharam o "Tango", de Dirceu Câmara Leal e desenvolveram a atividade de produção de um texto com ritmo. Essa atividade será aplicada em sala de aula, juntamente com alguma tarefa do TP3, unidades 9 e 10.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA
Criação de um texto com RITMO:
As crianças na escola
As crianças na escola
correm, correm sem parar,
elas não ficam paradas
gostam mesmo é de brincar.
Na escola as crianças
vão para aprender,
para quando forem adultos,
na vida sempre vencer.
No recreio brincam, brincam,
e todos dizem: -Devagar!!!
Mas não querem nem saber,
querem mesmo é brincar.
Quando voltam para a sala,
estão todos suados,
mas agora não querem correr,
querem mesmo aprender.
(Tânia, Diego e Vinícius)
HIP HOP
Eu sou mano Hermes
e sou um garanhão
eu vou te pegar
e vou roubar seu coração.
Meu nome é Bibiana
não sou fácil não
pra ficar comigo
vai passar por um provão.
Vai, pode falar
Neste teste eu vou arrasar.
Ah, eu quero ver
então começa a responder
qual a cor dos meus olhos,
sem você ver?
Castanho escuro
Pra variar
Agora pode vir me namorar!
Você acertou,
mas não me pegou...
(Bibiana e Wesley)
Pedro
E agora, Pedro?
Que tudo acabou
E tudo sumiu?
A noite esquentou
E a luz apagou
E agora, Pedro?
E agora, você?
E agora o mundo está acabando
Pois não tem ninguém para cuidar
Porque os animais estão morrendo
E as matas ardendo em chamas!
E agora, Pedro?
E agora?
Está sem amigos!
Está sem mulher
Também sem carinho
Que todo mundo quer!
Assim também, Pedro
Os rios estão sem água
E tudo está acabando
E as terras desabando
E as geleiras derretendo
O mar está a transbordar
E logo vai tudo alagar
E pra todo lugar que se olha
Há lixo por todo lado
E agora, Pedro?
E agora, Pedro?
Sozinho a andar
Podias ter um cavalo
para cavalgar
Para cavalgar
para um lugar distante
Distante demais!
Para onde, Pedro?
(Eduardo e Jonas)
Scheila!!!
ResponderExcluirAchou São Sepé?? (gestarsaosepe.blogspot.com)
Nossas oficinas estão bem semelhantes... Qunado leio as tuas me tranquilizo, pois é bem como estou trabalhando.
Bjs,
Analice
Achei sim!!!!!
ResponderExcluirSaudade!
beijo