quinta-feira, 18 de junho de 2009

SEGUNDA OFICINA

No dia 16 de junho, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Germano Dockhorn, as professoras cursistas de Língua Portuguesa participaram da segunda oficina do Gestar II.
Inicialmente foram provocadas as responder a pergunta "Você está pronto para ser uma águia?" e acompanharam a mensagem da Águia, percebendo a importância da renovação.
Em seguida, através dos slides, apresentou-se a diferença entre Alfabetização e Letramento. Foi um momento de rica discussão.
Antes do vídeo "O saber e o Sabor", foi solicitado que fizessem apontamentos e destacassem pontos a serem comentados. A conversa foi muito produtiva e salientaram a frase de Rubem Alves "Educar não é ensinar respostas, educar é ensinar a pensar".
Finalizando, acompanharam o "Tango", de Dirceu Câmara Leal e desenvolveram a atividade de produção de um texto com ritmo. Essa atividade será aplicada em sala de aula, juntamente com alguma tarefa do TP3, unidades 9 e 10.




ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA

Criação de um texto com RITMO:


As crianças na escola

As crianças na escola
correm, correm sem parar,
elas não ficam paradas
gostam mesmo é de brincar.

Na escola as crianças
vão para aprender,
para quando forem adultos,
na vida sempre vencer.

No recreio brincam, brincam,
e todos dizem: -Devagar!!!
Mas não querem nem saber,
querem mesmo é brincar.

Quando voltam para a sala,
estão todos suados,
mas agora não querem correr,
querem mesmo aprender.

(Tânia, Diego e Vinícius)


HIP HOP

Eu sou mano Hermes
e sou um garanhão
eu vou te pegar
e vou roubar seu coração.

Meu nome é Bibiana
não sou fácil não
pra ficar comigo
vai passar por um provão.

Vai, pode falar
Neste teste eu vou arrasar.
Ah, eu quero ver
então começa a responder
qual a cor dos meus olhos,
sem você ver?

Castanho escuro
Pra variar
Agora pode vir me namorar!

Você acertou,
mas não me pegou...

(Bibiana e Wesley)
Pedro
E agora, Pedro?
Que tudo acabou
E tudo sumiu?
A noite esquentou
E a luz apagou
E agora, Pedro?
E agora, você?
E agora o mundo está acabando
Pois não tem ninguém para cuidar
Porque os animais estão morrendo
E as matas ardendo em chamas!
E agora, Pedro?
E agora?
Está sem amigos!
Está sem mulher
Também sem carinho
Que todo mundo quer!
Assim também, Pedro
Os rios estão sem água
E tudo está acabando
E as terras desabando
E as geleiras derretendo
O mar está a transbordar
E logo vai tudo alagar
E pra todo lugar que se olha
Há lixo por todo lado
E agora, Pedro?
E agora, Pedro?
Sozinho a andar
Podias ter um cavalo
para cavalgar
Para cavalgar
para um lugar distante
Distante demais!
Para onde, Pedro?
(Eduardo e Jonas)






2 comentários:

  1. Scheila!!!
    Achou São Sepé?? (gestarsaosepe.blogspot.com)
    Nossas oficinas estão bem semelhantes... Qunado leio as tuas me tranquilizo, pois é bem como estou trabalhando.
    Bjs,
    Analice

    ResponderExcluir