A 14ª oficina, ocorreu no dia 03 de novembro.
Iniciamos falando que os professores de língua portuguesa não ensinam "português", ensinam uma variante culta, padrão. Os alunos aprenderam a falar em casa, ou seja, trazem uma variante. Para reflexão, assistimos ao vídeo do Pink Floyd, mostrando como o ensino pode ser massificado, como podemos transformar nossos alunos em "robôs".
Para amenizar, foi a vez do vídeo de Chico Anysio, somente com palavras com "M". Em seguida, foi lido o texto de apoio "Sim, sou seu súdito", de Fábio Henrique Gimenez Nagata, somente com palavras com "S".
Os cursistas tiveram que ampliar a frase "O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA".
"O RÁPIDO RATO ROMEU RUIDOSAMENTE ROEU A ROUPA RUBRA RELUZENTE DO RICO REI ROBERTO RIBEIRO DA ROSA ROCHA, DA REQUINTADA ROMA. A RAINHA RAQUEL RAPOSO DA ROSA ROCHA, RABUGENTA, RANZINZA, RAQUÍTICA, RINDO, ROEU RAPIDAMENTE O RESTO, RESTANDO RESQUÍCIOS ROTOS. O REI RESTRINGE-SE A RALHAR RISPIDAMENTE RATOS ROEDORES E A RAINHA REINA RADIANTE ROMA."
Trabalhando com o Intertexto, assistimos:
- Hino Nacional Patrocinado
- Propagandas
- Revistas
- Profissões
Fizemos a leitura de O carteiro chegou e os professores perceberam a intertextualidade com outras histórias infantis: Os Três Ursos, João e Maria, João e o Pé de Feijão, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e Cachinhos Dourados. Foram percebidos também os diferentes tipos de correspondência entregues pelo carteiro. A atividade dos professores foi, usando o mesmo recurso do livro O carteiro chegou, escrever uma história infantil fazendo alusão a outras histórias.
Vídeo Gestar II em São Sepé
Há 14 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário